quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Mundo de Sofia



O autor de O Mundo de Sofia, o norueguês Jostein Gaarder, depois de lecionar filosofia no nível secundário, ao longo de diversos anos, começou a escrever um sucesso internacional que já sobrevive a quase duas décadas.

Neste romance filosófico o leitor encontra uma história dentro da outra, que se desenrolam paralelamente e são igualmente protagonizadas por duas garotas que estão prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen e Hilde Moller Knag. Tudo começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas, de um pretenso professor de filosofia, Alberto Knox, que assume a missão de lhe iniciar nos caminhos percorridos pela Filosofia ocidental desde seu nascimento até os dias atuais.

A história paralela é introduzida em O Mundo de Sofia através dos postais misteriosos que a protagonista recebe, enviados do Líbano por um enigmático Major, Albert Knag, pai de Hilde, para sua filha, através de Sofia. A garota fica aturdida desde o início, sem compreender porque recebe estes cartões no lugar da verdadeira destinatária. Seus questionamentos entrelaçam-se com os conhecimentos que vai adquirindo em seu curso de Filosofia, o qual lhe permite ir, gradualmente, desvendando este mistério.

Sobre o Autor:
Jostein Gaarder nasceu em 1952, na cidade de Oslo, capital da Noruega. Sua prática literária teve início no ano de 1986, quando passou a escrever livros infanto-juvenis. Mas o sucesso veio mesmo a partir da publicação de O Mundo de Sofia, que já foi traduzido para mais de 50 idiomas. Atualmente pode-se encontrar no Brasil uma versão cinematográfica desta obra em DVD, lançado em 2008.

DVD Duplo: O Mundo de Sofia


O mundo de Sofia é um ótimo livro para todas as pessoas que desconhecem a história da filosofia, seu surgimento, sua grandiosa importância, e seus principais pensadores como: Demócrito, Heráclito, Permenides e Pitágoras, Socrátes, Platão Aristóteles, Rene Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Kant, Hegel, Kierkegaard, Karl Marx, Darwin, Freud, entre outros. Como também os períodos em que eles viveram: o período pre-socrático, o Clássico, o Helenismo, o Renascimento, o Barroco, o Iluminismo, o Romantismo, entre estes períodos, Gaarder contempla as ideias dos pensadores. 

O grande diferencial deste livro, é a sua fidelidade sobre o termo "Romance sobre a história da filosofia", que carrega na capa, pois Sofia, na véspera de seus 15 anos, é a protagonista do romance, em que ela aprende filosofia de início através de cartas enviadas por um misterioso professor de filosofia. Sua história se funde às ideias filosóficas, até se tornar praticamente uma ficção filósofica (ou uma reflexão metafísica, vocês entenderão lendo o livro) nos capítulos subsequentes.

De fato, é uma história instigante e envolvente, que ao final dela, você, leitor, perceberá que aprendeu um pouco de filosofia de maneira divertida e dinâmica, além de obter após sua leitura, um novo olhar para o mundo em que vivemos... Este é o Mundo de Sofia. Leia, e a filosofia não terá mais a fama de inútil e teórica, mas, sim, de extremamente prática e essencial em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário